COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO
Jussara – Go
Projeto Jornal
Disciplina – Língua Portuguesa
Série: 7º Ano e 8ºano
Professora: Geni Maria da Silva
Objetivo:
• Ler analisar e criar a manchete de um jornal;
• Identificar a primeira página de um jornal;
• Criar uma manchete com uma notícia local;
Distribuir um jornal para cada aluno, ler a primeira página, fixar um jornal no quadro e identificar cada parte da folha. Pedir a cada aluno que identifique a manchete do jornal, levantar junto com os alunos hipóteses sobre o seu conteúdo. Seu título
Após a conversa, organize a sala em duplas e proponha que troquem os jornais e leiam a manchete. Comente levemente as manchetes lidas.
É importante que os alunos percebam que manchete vem diferenciada de forma das outras matérias.
1ª Atividade
- Começar a atividade preparando o ambiente da sala com varal de primeiras páginas.
- Pedir aos alunos que escolham um jornal para reconhecer o que é esse veículo de comunicação.
- Questionar os alunos sobre as características do jornal; das partes que o compõem.
1 - Identificação: Língua Portuguesa, Leitura e Escrita 7º ano e 8º ano – 1º semestre .
2 - Objetivo: Proporcionar aos alunos o conhecimento de um gênero textual, narrativo – narrativa jornalística – e dentro do gênero o estudo da manchete e da notícia.
3 - Habilidades:
Prática de Leitura – Reconhecer no texto narrativo a seqüência dos fatos, tempo e espaço; identificar no jornal a manchete e a notícia por meio da leitura seletiva.
Oral – Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim.
Escrita e Produção de Texto:
Expressar as idéias por escrito;
Produzir a manchete e escrever a notícia que é tratada pela manchete
Escrever o texto individual, expresso em escrita convencional observando
começo, meio e fim.
4 - Conteúdos:
Gênero textual narrativo, informativo (manchete e notícia);
5 - Tempo estimado: da seqüência completa mais ou menos 5 aulas; primeira etapa da seqüência didática, a introdução: 1 aula de 50 minutos.
6 - Material necessário: jornais escritos, barbante para construir um varal, tesoura
para recortar a manchete e a notícia.
7 - Desenvolvimento:
•Fazer o levantamento das manchetes encontradas nos jornais que foram escolhidos pelos alunos no varal;
•Ler com os alunos as manchetes e as noticias relacionadas às manchetes;
•Discutir com eles o que é uma manchete e como ela aparece nas páginas do jornal, principalmente na primeira página;
•Pedir que os alunos contem algum acontecimento de casa e analisar com a sala se esse acontecimento pode ser uma notícia ou se é apenas um relato;
•Trabalhar com os alunos os elementos da narrativa (personagem, fatos, tempo, espaço);
•Identificar e classificar personagens de 2 ou 3 noticias do jornal;
•Identificar as personagens das histórias contadas pelos alunos.
8- Avaliação: observar se os alunos aprenderam identificar no jornal as características
básicas desse veículo/portador de textos, as partes que o compõem, o que é uma notícia e o que é uma manchete; o que há mais no jornal além destas duas partes.
2ª Atividade
- Trazer de casa para ser relatado em sala um fato que poderia virar notícia de jornal.
- A notícia precisa ter alguns aspectos interessantes como: tem que ser de interesse geral, causar impacto, ser um fato relevante.
3ª Atividade
- Trazer para a sala uma notícia com a manchete e o professor explica as características do gênero.
- O aluno fará a comparação do que escreveu com o que o professor trouxe.
- Se não concordar com o que está escrito, o aluno refaz o texto observando as características.
3º Atividade: Gênero Informativo/Argumentativo
Expectativa de ensino-aprendizagem
*Valorizar a leitura diária como fonte de informação.
*Compreender, apreciar e criticar as idéias apresentadas na notícia/manchete.
* Selecionar os acontecimentos e questioná-los.
* Entender os gêneros apresentados e suas características.
Número de aulas: 03
Inicie a atividade dividindo a classe em duplas e faça a distribuição xerocada da manchete. Peça que façam a leitura silenciosamente.
Pergunte aos alunos que tipo de notícia é? Qual é o tema?
Oralmente faça a síntese do texto. Individualmente peça que cada um pense sobre o assunto e quais informações traria tais como: essa notícia provoca em você algum tipo de sentimento? Qual?
Qual é o ponto crucial aí tratado? Quais as soluções? O que você sabe sobre o assunto? Etc.
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre gêneros. Explique após ouvir as respostas. Peça que vejam se a notícia apresenta uma posição informativa ou argumentativa, mostrando aos leitores se devem concordar com o autor. O tom é para convencê-lo a aceitar o argumento apresentado ou apenas informar?
Explicar a diferença entre textos argumentativos e informativos. Pedir aos alunos que busquem nos grupos idéias iguais e diferentes sobre a notícia e registrem-nas na folha.
Para finalizar, explicar que apesar do gênero ser informativo, toda notícia traz a posição de que a escreve.
Peça aos alunos que redijam um parágrafo registrando as idéias do tema proposto.
4ª Atividade
- O professor traz uma notícia de jornal reproduzida para todos os alunos e nela reconhecer questões gramaticais (eleger um dos aspectos)
- em outro momento observar questões ortográficas.
5ª Atividade
- Produção coletiva – eleger uma notícia que será relatada no quadro pela professora com a ajuda (oral) dos alunos.
- Reprodução do texto em papel pardo, cartaz para que seja feita a correção coletiva.
- Construir a manchete para a notícia.
•Na atividade 04, os alunos foram instruídos a trazerem de casa uma notícia que possa ser transformada em matéria jornalística.
•Com o auxílio dos alunos iremos ouvi-las uma a uma, e fazer a eleição daquela que for julgada a melhor para ser transformada em notícia, considerando se a mesma é de interesse geral, se causa impacto, se é fator relevante, etc. Após a seleção, com o auxílio do professor, a notícia será relatada no quadro giz com o auxílio da turma que deverá opinar oralmente.
•Considerando que já conheceram um jornal, uma manchete, bem como, observaram toda a estrutura do texto no jornal impresso, os alunos agora receberão uma folha de papel pardo para a reprodução da notícia nos moldes de um jornal profissional, podendo inclusive consultar o jornal a que tiveram acesso. Finalizando os registros da notícia em papel pardo, todos deverão ser expostos para ser realizada correção coletiva, ou seja, iniciando por um dos cartazes, a turma, de maneira organizada, irá observando o que poderá ser melhorado, bem como, os erros que conseguirem notar na ortografia, estrutura organizacional e outros.
•Na seqüência, deverá ser construída a manchete da notícia, da mesma forma, elegendo-se a mais “inteligente” e construindo-a de forma coletiva, com o auxílio dos alunos, refazendo quantas vezes se fizer necessário, para se atingir o ideal, o momento em que for julgado bom trabalho. A notícia deverá ser veiculada através de amostras, em uma ou duas salas, para ser avaliada pelos ouvintes, caso tenha bom resultado e aceitação, a mesma deverá ser publicada a toda a Unidade Escolar de produção do jornal e se julgar oportuno, até em outros ambientes escolares da mesma faixa etária.
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